ZAGUEIRO ÍNDIO PEGA UM ANO DE SUSPENSÃO POR USO DE COCAÍNA

ZAGUEIRO ÍNDIO VAI FICAR UM ANO AFASTADO DOS GRAMADOS.


O zagueiro Índio, do River-PI, foi punido pela Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com um ano de suspensão após ter sido pego no exame antidoping feito na Copa do Brasil. A substância encontrada no organismo do atleta foi a  "Benzoilecgonina” –  derivada do metabolismo da cocaína no organismo. Em defesa por escrito, Índio admitiu o uso da droga após uma partida "em comemoração com os amigos". Com o gancho, o zagueiro não irá mais jogar a Série C do Brasileiro. A decisão cabe recurso, podendo ir ao Pleno do STJD.
Por maioria de votos, Índio foi condenado a dois anos. Contudo, teve a pena reduzida para um ano conforme previsão no artigo 101, parágrafo único, do Código Brasileiro Antidopagem, que descreve o fato do atleta ter admitido o uso da substância proibida. 
A Benzoilecgonina é proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e pela WADA (Agência Mundial de Dopagem). Índio havia sido suspenso de forma preventiva por 30 dias. O afastamento do jogador foi assinada pelo presidente do SJTD, Caio Cesar Rocha.
Indio corria o risco de ficar quatro anos afastado do futebol. O advogado de defesa do atleta, Isaac Chaficks, afirmou que uma punição com esse tempo seria grave à carreira do atleta. Chaficks ressaltou que o zagueiro não teve a intenção de se beneficiar da droga utilizada.
Índio consumiu a droga, segundo o relato do advogado, em uma comemoração. O uso da cocaína não foi intencional.
Fonte JornaldeFato

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.